Camila Pedroni
Fisioterapia e Pilates
Erisipela
É uma infecção cutânea que na maioria dos casos é causada pela bactéria Streptococcus pyogenes do grupo A. A bactéria ultrapassa a barreira da pele através de pequenos ferimentos (cortes, micoses, picadas de insetos entre outros) invadindo e infectando tecidos subcutâneos e disseminando-se pelos vasos linfáticos.
A erisipela é uma patologia muito comum em pacientes com linfedema e outras patologias vasculares periféricas e sua compreensão é de extrema importância. Os sintomas incluem febre, rubor (vermelhidão), calor local, intensa dor e edema (inchaço) no local acometido.
Algumas pessoas são mais suscetíveis a erisipela como por exemplo indivíduos com excesso de peso, portadores de diabetes não compensado, insuficiência venosa crônica nos membros inferiores, portadores de linfedema, pessoas com comprometimento do sistema linfático entre outros.
O tratamento é medicamentoso e deve-se observar cuidadosamente a evolução do quadro e seguir os cuidados para evitar recidivas e consequências indesejáveis como por exemplo o surgimento de linfedema após infecção por erisipela.
Em caso de suspeitas procure um médico.