top of page

Camila Pedroni

Fisioterapia e Pilates

Linfedema /Edema

Edema


Se caracteriza por acúmulo de líquido (água) no interstício, podendo ocorrer, dentre outras causas, por reação inflamatória. Normalmente o líquido que circula no intersticio é absorvido, porém quando a quantidade de líquido no espaço intersticial excede a capacidade de tranporte do sistema linfático e venoso ocorre o edema.



Linfedema


Se caracteriza pelo acúmulo de líquido (rico em proteínas) no espaço intersticial, este ocorre quando o sistema linfático perde a sua capacidade de drenar eficazmente a linfa de uma determinada região do corpo podendo ocorrer por alguma alteração na estrutura ou na função do sistema linfático.

Existem dois tipo de linfedema, o primário quando a pessoa nasce com alguma deficiência no sistema linfático (congênito) e o secundário que aparece após algum agravo linfático (após lesões ao sistema linfático como acidentes, após mastectomias com linfonodectomia associada, tratamentos do cancêr entre outros).

O linfedema se caracteriza por uma condição crônica e progressa que se não tratado leva a uma inflamação crônica e endurecimento de pele, porem após o diagnóstico correto com o tratamento adequados pode-se obter excelentes resultados.


bottom of page